Post Icon

Café: 2ª Bebida mais consumida no mundo!

A segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo só para a água.




O café, a pouco tempo passou de vilão para o mocinho. Pois, hoje é considerado um alimento funcional. Sendo uma fonte importante de antioxidantes e podendo contribuir marcadamente na ingestão de polifenóis e flavonóides. Os principais antioxidantes presentes no café são ácidos hidroxicinâmicos, tais como, caféico, cumárico, ferrúlico e os clorogênicos.






O efeito antioxidante do café tem sido mostrado na redução de suscetibilidade a oxidação de partículas LDL.






O consumo de café e a realização de exercícios tiveram efeito lipolítico maior que o exercício isolado.





Além disso, o café tem efeitos psicoativos e sobre o sistema nervoso central. Existem estudos que mostram associação inversa do consumo de café e risco de suicídio e também foi notado efeito positivo do consumo de café na velocidade de codificação e processamento mental de novas informações, que favorecem esse tipo de resposta em pessoas idosas.





O café é consumido como: Pingado, Capuccino, Capuccino Gelado, Café Expresso, Cortado, Latte... entre outros. Tudo depende dos ingredientes utilizados. 
Acredito que com a mudança da visão do café para o homem (de vilão para mocinho), a variedade de bebidas baseadas no café e também não se pode negar que o aroma e tão bom quanto o seu sabor, fez (e não foi à toa) com que o café se tornasse o segundo colocado.

Obs.: Fazendo esse post me deu vontade de tomar Capuccino gelado ou tomar um cafezinho acompanhado com  pão com manteiga. hMMmmmmm...


By: Kamila A. Cherman

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS